Seguidores

domingo, janeiro 04, 2015

Nepal

O pais ao pé do Himalaia tem o tamanho do estado do Ceará e nada menos que 13 sítios de Patrimônio Mundia da UNESCO.
Apesar de cerca de 80% da população ser de religião hinduísta optamos por ficar num bairro budista em Catmandu, a capital do país.


BOUDHANATH

A estupa é um tipico monumento budista. Essa em questão foi construída por volta do séc. VI e não, eu não esqueci o X na frente... é seis mesmo! Esse é o local onde se acredita que estejam os restos mortais do Buda Kassapa, que viveu antes de Sidarta Guatama.
- E quanto budas existiram antes?
Parecia uma pergunta super simples na cabeça desse limitado engenheiro que aqui escreve, desatento as complexidades do mundo.
- Só existiu um Buda, que se chamou Sidarta antes da iluminação.
- Mas Kassapa também foi um buda?
- Sim, foi o terceiro Buda. Sidarta foi o quarto e acredita-se que um quinto Buda ainda virá.
- Então, cinco budas?
- Cada kalpa tem 1000 budas. Foram sete budas na antiguidade mas onde você vai na India você deve ver vinte e nove budas nominados.


Poxa, eu só queria um número! Podia até me dizer: "Existiram x4 / log 5x budas" que eu me dava por satisfeito.
Reconheci ali minha completa ignorância e comecei a desconstruir minha lógica engessada pra compreender minimamente um assunto que gostei.

Em relação a estupa, há muitas lendas sobre a construção. Já percebeu que Lenda é aquele nome fofo que dão quando as pessoas que contam não acreditam na história, mas mesmo assim acham legal de contar?
De qualquer forma, o que me contaram aqui no hotel foi de que uma mulher pediu ao governante da região (rei, imperador, essas coisas ai q mandam..) pra construir um monumento em homenagem ao Buda Kassapa em suas terras. O rei aceita o pedido e diz a ela que esticasse a pele de um único touro e ele cederia aquela porção de terra. Pois bem, feito isso, eis a estupa:


Era um touro ou um dinossauro?? Tá ai a sacada da moça: Ela retalhou o couro de um único touro em tiras bem finas e depois juntou as pontas de cada tira, formando um grande círculo pra base da estupa.



No topo da estupa tem os olhos de buda que está em todos os quarto lados ta torre. Seria o buda que olha pelo mundo em todas as direções.

Logo acima são 13 degraus representando os estágios da meditação no caminho de ascensão ao Nirvana.

As bandeiras carregam os ensinamentos budistas e as cores simbolizam os cinco elementos ou as cinco luzes puras: céu (azul), ar/vento (branco), fogo (vermelho), água (verde) e amarelo (terra).

O monumento se tornou um dos principais locais no mundo para os budistas. Não é a toa que no seu entorno são mais de 50 gompas (mosteiros).




No lado de fora, ao redor de toda a estupa, você vê o que parecem ser janelas? Ali ficam as rodas de oração. Em suas orações as pessoas circulam a estupa no senti horário (ponto importante!) e giram com as mãos essas peças que contem diferentes mantras.


E dentro da estupa, muitas outras rodas de oração mais:

A noite jantamos numa travessa ali próximo. Pedi confiante um Set Nepales de comida vegetariana.

Além de um grande prato de arroz, os potinhos da foto continham coisas familiares: lentilhas, batata temperada, legumes verdes cozidos, pão, tomates picados, yogurte etc.
A pergunta agora era: como que eu como isso?


Mergulho o pão no caldo da lentila? Misturo os legumes com o prato de arroz? O yogurte é pra depois ou entra na mistureba?
Minha mãe tomou a lentilha como sopa. Eu que já sou mais chegado a uma gororoba joguei tudo no prato de arroz e misturei.
Independente da ordem, devo ressaltar que tanto a comida como a quantidade de tempero estavam ótimas! Foi bom jantar de novo sem sair da mesa com a sensação de Boca em Chamas.

Arquivo do blog