Seguidores

sábado, janeiro 03, 2015

Nem nova ou antiga: Deli

A metrópole hoje com 21 milhões de habitantes se torna a capital da Índia em 1911 durante a ocupação inglesa.
Cheguei com meus pais em Delhi em nossa 1a das 4 passagens que faremos a capital. Uma cidade dessa proporção e uma cultura tão diferente da nossa, é ingênuo achar que vou conhece-la toda com tão pouco tempo, mas sou brasileiro e não desisto nunca! Então bora bater perna...


ANTIGA DELI (Old Delhi)

Old Delhi é a região de fundação da cidade. É difícil dizer quando Delhi em si foi criada, mas do século XIII ao XVI foi regida por sucessivas dinastias mulçumanas que ocupavam o norte da Índia. Protegido de um lado pelo braço do Rio Jumna e cercada de muralhas, ao longo do tempo o centro mulçumano vai sendo ocupado por comércios de hinduístas que foram morar nas áreas externas a cidade murada.

-



Me perdoe a generalização não-romantica: Old Delhi é hoje um Centrão!
Já caminhou pelo mercado da Uruguaiana na semana de véspera ao Natal? Nível iniciante...
-


Old Delhi é tão cheio ao ponto de ser difícil não esbarrar e ser esbarrado, bem confuso que precisa de toda sua atenção e mais um pouco de reflexo pra conseguir atravessar a rua. A primeira impressão que causa pode intimidar, mas a medida que você vai conhecendo o seu nível de alarde diminui e se torna inevitável não se encantar com o mercado local...

Fomos direto para a Mesquita Fatehpuri encontrar a Priyanka do grupo Seek Sherpa (www.seeksherpa.com). Ela nos conduziu pela área que compõe o maior mercado da Ásia em frutas e especiarias. E pra enriquecer ainda mais a visita, um outro casal também de Delhi se juntou a nós pra conhecer com ela esse lado da cidade.


Centenas de especiarias em sacas. Muitas que hoje são comuns na nossa culinária, outros que nem desenhando eu consigo entender o que seja!

-
-
-
-
-

Cheira um tempro, prova uma semente, mastiga essa raiz... poucas tendas depois meu olfato e paladar pediram arrego. É tanta variedade que absorver tudo em um dia só é impossível.


O mercado de especiarias faz você compreender a importância das rotas comerciais do Ocidente com a Índia para muitos dos produtos que usamos hoje não só para culinária mas também para usos medicinais e cosméticos.



Tem folha pra fazer shampoo. E tem sal mineral:
- Bonita pedra, usa como tempero?
- Não não, esse você usa como pós barba. As partículas mais pesadas do sal ajudam a na floculação das mais leves e fazem a limpeza da pele.

E essa combuca de madeira anti-diabetes? “Ela absorve as substâncias da maderia que ajudam no controle da taxa de glicemia. 
Você coloca a noite e de manhã ela já atingiu o equilíbrio com a madeira. Dai é só beber a água.”


Mas é tanta explicação técnica que não teve como não perguntar a Priya:
-          Química?
-          Não, eu faço faculdade de física.
Agora sim, papo nerd liberado! Logo depois recebo a explicação das formas de se extrair a essência do balsamo com água, óleo ou aumento de temperatura.


- Como tem castanha de caju aqui né?
- Sim, castanha de caju é muito usado na comida indiana.
- Que engraçado, a gente tem muito no Brasil também. Deve ser uma outra espécie de caju.
- O caju daqui vem de Goa...
- Agora ta explicado!!

Goa é uma cidade litorânea no centro-oeste da Índia e foi a capital do Estado Portugês da Índia de 1510 até 1961. Da mesma forma que tantas coisas da Índia como canela, gengibre, mostarda, pimenta do reino, etc foram trazidas pro Brasil e incorporadas a nossa culinária, o caju do nordeste atravessou meio globo e se adaptou super bem ao clima de Goa. Hoje a Índia é um dos maiores produtores de caju do mundo.
Se o caju que veio pra cá sem nem ter pedido se adaptou super bem, eu que vim querendo então..!!


COUCHSURFING

Couchsurfing é uma rede social gratuita de apoio e trocas de experiências entre ‘viajantes’ que permite você pegar dicas com locais, combinar passeios com outro viajantes, marcar um encontro com o pessoal daquela região e inclusive ficar hospedado na casa de outros couchsurfers.
E a comunidade em Delhi? Tá de parabéns!

Estava hospedado no bairro de Pahar Ganj, um bairro com comércio muito ativo. Primeiro encontrei o Sid e fomos tomar um chá.

Depois veio o Vinnet que nos levou pra conhecer melhor o bairro de Pahar Ganj e paramos pra tomar um chá no terraço de um prédio.


 -
 -

De lá, seguimos juntos pro bairro de Connaught Place onde encontramos o Ankit e adivinha? Fomos tomar um chá!



Já cansou de chá? Eu não!
A variedade é gigantesca e por mais simples que pareça colocar folha em uma água quente, o sabor realmente muda de lugar pra lugar.

O Cha Bar que fomos por último tinha nada menos que 8 páginas no cardápio (menu pros chiques!)

Meus pais aproveitaram a chance pra  escapulir da pimenta.
Minha mãe pediu um muffing e uma torta de chocolate. Sucesso!
Meu pai pediu um infalível espaguete ao alho e óleo que acabou por vir aromatizado com uma pequena sementinha... apimentada!

Arquivo do blog